Realismo em Hegel, Idealismo em Marx? Parte IX - Conclusão

3. Conclusão

         As sugestões aqui fornecidas não pretendem constituir-se em revelações extemporâneas – como se nunca antes houvesse quem notasse as não poucas argúcias futuristas hegelianas e as igualmente abundantes ilusões marxistas. Também não elidem o fato estabelecido do viés idealista do primeiro e do vezo prático e realista do segundo.
         Porém, para o melhor aproveitamento do legado inestimável de um e de outro, sobretudo através do diálogo comparativo dentre ambos, é preciso abandonar as perspectivas enviezadas, cifradas em hábitos de pensamento – em verdade, em vícios não-pensantes, em conclusões prévias, em reflexões pré-estabelecidas: em irreflexões.
         Decerto escapou a Hegel um aprofundamento no aspecto econômico, do qual ele deu mostras de conhecer a pormenor, no capítulo sobre a Sociedade Civil – seja no inventário dos aspectos essenciais da Sociedade Industrial nascente, seja no diálogo com Say, Ricardo e, sobretudo, Smith (vide, sobretudo, o §§ 189 dos Princípios da Filosofia do Direito).
         Em contrapartida, também faltou a Marx uma consciência mais precisa da autonomia da dimensão ético-política, da radicalidade da intersubjetividade verdadeira, que não se reduz às relações objetivas e subjetivo-objetivas de produção.
         Diz-se que as limitações de um pensador são como lentes que potencializam suas virtualidades, pois, sem elas, o cerne de sua doutrina se pulverizaria em uma série de elementos paralelos. E a potencialidade de um pensador, sobretudo quando este se insurge na crítica a um predecessor, talvez se situe na intensificação do que ficou à margem do sistema daquele. Este, porém, também padecerá de suas limitações. E o remédio para saná-las ou ao menos elucidá-las quiçá resida naquele por ele criticado, precisamente nas virtualidades das quais descurou na decifração dos erros. E, assim, resta para os pósteros a eterna tarefa, sempre recomeçada, de efetuar o balanço (sempre instável, pendular), dentre os méritos e deméritos de um e de outro. Conjuntamente.


Nenhum comentário: